JOGOS ELETRÔNICOS !
Hoje o seminários dos meninos bombaraaam ! O convidado de hoje, 26, Daniel Gularte, veio para falar sobre os video-games. Autor do livro JOGOS ELETRÔNICOS: 50 ANOS DE INTERAÇÃO E DIVERSÃO. Bom, irei tentar dá uma resumida em tudo que o Daniel conversou em sala.
Para ele os jogos eletrônicos em geral é um produto de massa, hoje em dia há uma relação afetiva maior com as crianças, há aquela participação coletiva, uma interação com outras pessoas. Já na década de 90, isso era totalmente diferente, havia um individualismo. Falando sobre a cultura multimidiática, Daniel deu uma dica muito boa de filme, Gamer !
Falando em cultura, houve uma massificação de games, hoje no mundo pesquisas mostram que as pessoas possuem dois ou mais video-games, mostra que o poder aquisitivo aumentou.
Deram um enfoque no Projeto Natal. O que é o Projeto Natal? Um evento grandioso que antecedeu o início da E3 2010 (Electronic Entertainment Expo – exposição de entretenimento eletrônico), a Microsoft finalmente oficializou seu projeto para a captura de movimentos do jogador. Kinect, como passou a ser conhecido o Projeto Natal, já conta com uma primeira leva de games exclusivos e oferece recursos e funções novas para a dashboard do console. O periférico se baseia em uma câmera, microfone e sensores de movimento para mapear a posição de todo o corpo do jogador e dos objetos à sua volta.
O video-game é um divertimento ou uma necessidade? Foi criado para o entretenimento. O video-game é vanguardista, há muito tempo ele é uma forma de comunicação, através de artifícios interessantes da comunicação. Há uma certa comunicação com o personagem, você acaba tendo sentimentos de ódio, raiva, amor até pelo personagem, há conversas, mais conhecidas com os chats, uma interação mesmo com a máquina.
Alienar? Só aliena quem quiser, aqueles que passam 24 horas, doentes, viciados, esses sim são alienados. O exercício da imaginação hoje aliena o indivíduo, mas traz benefícios, exercício do reflexo, possibilidades de aprender outras línguas. Mas sim, o jogo aliena!
Questão comercial, dá dinheiro, mas precisa de talento. É um nicho de mercado comercial nos jogos. Tem pessoas que jogam apenas por modinha, nem sabem ao menos para onde que vai ou nem sabem o que estão jogando.
Características dos jogos, primeiro é usar fio, segundo é ter objetivo, terceiro é ter foco. Há uma certa influência através dos personagens, isso é a "quebra de regras sociais". Para Daniel, há uma tendência natural de experimentar a quebra da realidade, aí estabelece uma personalidade. O jogo é uma artifício, mas o indivíduo tem que saber usar bem, pois o jogo aliena e induz.
O Brasil é um mercado de prateleira muito grande, há várias empresas de mercado. Os jogos de redes sociais tem um poder de comunicação muito forte. O maior mercado do mundo é o Japão!
Bom, particularmente gostei muito do seminários sobre jogos eletrônicos, aposto como todos que foram também! Espero que dado um bom resuminho aê.
by: Kévila Cardoso
Read More......
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Posted in | |
0 Comments »