A bomba estourou de vez no Rio de Janeiro, a guerro civil se instalou e as cenas vistas em TODOS os veículos de comunicação são de extrema preocupação. Vencedor de disputas para sediar a próxima Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas de 2016, o estado do Rio enfrenta uma luta, que já estava demorando para acontecer, com o tráfico. As ações dos traficantes e de ''adeptos'' do crime (des)-organizado vão da queima de veículos a grandes tiroteios nos morros. O Complexo do Alemão é quase que um "quartel" dos bandidos, eles estão fugindo de todas as áreas para lá. A polícia está agindo e segundo o Capitão do BOPE a situação vai ser resolvida, eles vão pegar os traficantes mais cedo ou mais tarde.
Levando em consideração o pânico que tem aparecido nos noticiários, não é de espantar que esses acontecimentos tenham grande repercurssão na mídia internacional. O jornal "El Pais" da Espanha publicou : " Complexo do Alemão - considerado a Faixa de Gaza do Rio" e que "Os brasileiros que assistiram em massa à segunda parte do filme Tropa de Elite acreditavam que estavam assistindo novamente ao filme".
Já o jornal "La Nacion" da Argentina, faz uma relação desses acontecimentos com os ocorridos em 2006 em São Paulo na guerra da polícia contra o PCC e fala da rotina de pânico dos fluminenses.
A população tem dado apoio aos policiais, mostrando que ninguém aguenta mais esse clima de guerra em que a qualquer momento pode explodir um veículo.
Lembrando o que o jornal argentino comentou, os episódios vividos no Rio parecem ser uma extensão do filme Tropa de Elite 2 e a ação do BOPE está sendo crucial nessa luta contra o tráfico. [ A ficção imita a realidade ou a realidade imita a ficção?]
Mas o que chama mais a minha atenção é a forma como a mídia pode atrapalhar uma operação como essa, mostrando cada vez mais detalhes de como a polícia vai agir!! Como aconteceu hoje, foi proibida a circulação de helicóptertos pela região do Complexo do Alemão, já tava em tempo né!? No momento não é mais a hora de pensar em transmitir cada bala que o BOPE, a polícia civil, militar e federal dispara não, é necessário informar o que se passa, mas com certos sigilos, afinal os traficantes também possuem televisão. Essa detalhação toda pode dar a chance dos traficantes mudarem os planos (se eles tiverem um concreto) e prejudicar a operação. As ferramentas são naturalmente divulgadas, mas os meios e as táticas pelo menos no momento por um questão de obter resultados [ pelo menos pra mim] devem ser sigilosos.
By: ThalytaMartins
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Posted in | |
0 Comments »
One Responses to "Agora o bicho vai pegar..."