No último dia 24 aconteceu o seminário sobre Marketing com o publicitário Iuri Azevedo. Fizemos uma síntese sobre os principais pontos falados por ele.
Primeiramente, muitas pessoas confudem Marketing com publicidade, porém há uma diferença entre os dois. A publicidade seria mais uma ferramenta do marketing que serve para atrair pessoas para um objetivo. Deriva do público e tem como objetivo tornar público um fato, uma idéia. Podendo ser em massa ou personalizada, atingir o máximo número de pessoas ou um limitado grupo. Já o marketing é mais estratégico, planejado. Envolve uma identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais. Envolve todas as atividades comerciais, seja da sua produção física até o consumo final.
Fazendo agora uma relação entre o marketing e a industria cultural...O marketing, como visto tornou-se um instrumento do controle social. A chamada sociedade “pós-industrial” ao contrário tornou-se hiperindustrial. Longe de se caracterizar pelo predomínio do individualismo, é a época do tornar-se gregário dos comportamentos e da perda de individuação generalizada. O consumidor está padronizado em seus comportamentos pela formatação e fabricação artificial de seus desejos. Ele perde aí seu saber viver, ou seja, suas possibilidades de existir
Na indústria cultural a cultura se torna mercadoria, e assim como a publicidade, o marketing vem para 'vender' essas mercadorias, agregar um valor a elas. Manipulando assim os consumidores, levando-os a querer comprar tal produto, a necessitar daquilo. O marketing cria várias estratégiase e artificios para ganhar o consumidor, estratégias que muitas vezes são incisivas demais, porém acabamos nem percebendo. Um exemplo disso são as mídias alternativas, que como foi falado no seminário, vem ganhando bastante força.
E sim, o marketing e a publicidade estão ligados com a massa. Podemos concluir isso após nossos estudos.
Postado por Lígia Franco
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
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