De início, falar de teorias já passa a impressão de cansaço, chatice e outras coisas não muito legais né?! Pois bem, como estamos na cadeira de Teoria da Comunicação I já se sabe que vem muuita Teoria por aí.
Para começar, você sabe o que é Paradigma? IIh, já começou com pergunta difícil né?!Sinto muito, mas a vida não é fácil... haha! De acordo com teóricos, paradigma é um modelo de ciência que serve como referência para todo um fazer científico durante um determinado período histórico. No Paradigma Funcionalista-Pragmático (análise centrada no emissor), temos a primeira teoria, que é a Hipodérmica. Nela há uma idéia de que o poder da mídia é absoluto, que lança uma mensagem e esta é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção, podendo modificar seus comportamentos: se uma pessoa é atingida pela propaganda, pode ser controlada, manipulada e induzida a agir. Era como se o receptor fosse uma marionete, sendo manipulado pelo emissor, que era a mídia! Nem é tão difícil assim...
Para ilustrar essa teoria também conhecida como Teoria da Bala Mágica, vale relembrar as aulas de história no colegial sobre as duas Grandes Guerras, principalmente sobre a Segunda, em que os nazistas utilizavam uma propaganda pesada e massacrante para manipular aqueles que eram considerados puros, da raça ariana. Novas ideologias, novos pensamentos, novos territórios e uma noção de superioridade criada pela figura do líder Super Poderoso Adolf Hitler.
by: Thalyta Martins
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Posted in | |
0 Comments »
One Responses to "Bala Mágica"