Já começei falando sobre a Escola de Frankfurt, nossa, é bem difícil né ! Vou falar mais um pouco sobre esse grandioso Instituto. A aula de hoje ajudou bastante alguns esclarecimentos, como diz a professora mais parecia uma aula de história, que é muito bom.



Mais ou menos em 1924 a Escola de Frankfurt foi posicionada pelo marxismo (materialismo histórico, luta de classes, modos de produção, democracia socialista, crítica do trabalho alienado). Os filósofos eram críticos ao Lênin (marxismo- leninista). Tendência a serem os primeiros a trabalhos organizados, fazem crítica ao capitalismo.
Mais ou menos em 1930 há a psicanálise de Freud é inserida no Instituto a partir da cultura, seria a Teoria crítica da cultura, que é a neurose normal na vida cotidiana, organização do ser humano na sociedade, descoberta do inconsciente, do impacto de complexo de Édipo, autoritarismo. A descoberta da Teoria Crítica foi as pesquisas sociológicas juntamente com as reflexões filosóficas.
Mais ou menos em 1933 a Alemanha é tomada pelo sistema de Hitler e a Escola de Frankfurt estava nos EUA em NY.
Mais ou menos em 1940 os EUA estavam vivendo o início do consumo, retomada da crise. Onde os frankfurtianos criticavam a sociedade que vivia de consumo, pois isso era anti-iluminismo. Os críticos diziam que o consumo e os meios de comunicação abdicavam de pensar\raciocinar. A crítica era a Dialética do Iluminismo, que dizia que com esse consumo as pessoas abdicavam dos seus direitos de cidadãos, de protestar, deixavam criar o regime totalitário (nazismo, facismo, stalinismo).
Em 1950 a Escola de Frankfurt voltava para Frankfurt.
Mais ou menos em 1960 Marcuse falava não só da civilização burguesa e da cultura como questionava os governos capitalistas. Imagina só naquela época criticar o governo capitalista ?! Deu início ao Movimento Estudantil. 











 LINHAS GERAIS

  1. A teoria da sociedade como totalidade ( como um ser integral\sob influência). Ex.: sociedade de consumo\apática.
  2. Crítica ao "economicismo" ( crítica filosófica, crítica sociológica).
  3. Crítica a função ideológica ( a crítica que criticava a Escola de Frankfurt).
  4. Crítica a política, economia e ao mercado dentro do que chamavam de "materialismo marxista".
  5. A comunicação humanista com significado social.
  6. Identificavam os fenômenos e as forças sociais.
  7. Meios de comunicação de massa alienaram a classe operária.
  8. O indivíduo é visto como empregado e consumidor dentro da sociedade de massa.

O pensamento mais interessante considerado foi o de Adorno e Horkheimer, que foi a cultura de massa (arte, filosofia, religião) que vem para tirar o conceito de multidão, reorganizar a sociedade diferentemente da indústria cultural  (comercialização) que seria aliada ao capitalismo, barbarie moderna, "máquina devoradora da cultura", a tecnologia não é ideologicamente neutra, serialização\padronização.


Finalmente acho que agora deu para todos entenderem mais um pouco sobre esses grandiosos mestres frankfurtianos e esses conceitos loucos que ajudam e tanto a sociedade.





                                                
Símbolo do Marxismo







Karl Marx
















Hitler







Herbert Marcuse
Sigmund Freud
 

by: Kévila Cardoso

sexta-feira, 15 de outubro de 2010 Posted in | | 0 Comments »

One Responses to "PARADIGMA CRÍTICO RADICAL"

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