Continuando o Paradigma Funcionalista-Pragmático, agora é a vez da Teoria Empírico-Experimental ou da persuasão que superou a Teoria Hipodérmica. O pensamento de que a massa absorvia a mensagem imediatamente e a aceitava nas mesmas proporções foi superado, surgindo a teoria que passa a levar em conta as diferenças individuais do público, sendo esses estudados para serem persuadidos com os melhores argumentos. Essa teoria da persuasão leva em conta a existência de intervenientes psicológicos no público que influem nos efeitos da mensagem e as características do grupo que se quer persuadir, além disso, ela estuda os fatores que provocam o sucesso e o insucesso do processo comunicativo, utilizando como fundamento principal a mensagem e a audiência.
Resumindo: para essa teoria o processo comunicativo não é apenas Estímulo->Resposta, entre um e outro existem os processos psicológicos, fazendo com que hajam oscilações na comunicação dependendo do interesse em obter informação do receptor,da concordância deste ou não sobre o conteúdo da mensagem, da credibilidade do comunicador, dos valores do destinatário, do contexto social...entre outros!



A publicidade utiliza da persuasão para conquistar o público e para obtenção de sucesso existe todo um estudo de mercado para que os consumidores tenham uma identificação com o produto e o relacionem aos seus desejos e intenções mais pessoais através da mensagem.




by: Thalyta Martins

sábado, 9 de outubro de 2010 Posted in | | 0 Comments »

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