Teoria para que te quero? Beem, gostando ou não as teorias são necessárias e úteis para o aprimoramento do conhecimento e uma melhor compreensão do obejto de estudo.

Voltando para a linha do Paradigma Funcionalista-Pragmático,tem-se a Teoria Empírica de Campo, também conhecida como Teoria dos Efeitos Limitados, ela não se preocupa com a manipulação (da teoria hipodérmica) nem com a persuasão (da teoria empírico-experimental), mas com a influência! Ela vai além da influência exercida pelo mass media sobre o público e está ligada à influência mais geral das relações sociais, consistindo em associar os processos comunicativos de massa às características do contexto social em que estes se realizam. A abordagem Empírica de Campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo. A partir dessa teoria percebeu-se que existem variações do consumo de comunicações de massa segundo as características do público, que os líderes de opinião são importantíssimos no campo da influência, que as pessoas que pertencem a um mesmo grupo tendem a possuir opiniões parecidas sobre determinados assuntos e que a informação chega primeiro para as pessoas bem informadas e que inspiram confiança e depois seriam passadas para o público. 

O principal pensador dessa teoria foi o Lazarsfeld, autor de um estudo que estabeleceu três processos diferentes para se saber o que um programa significa para o público. 
1- Análise de conteúdo 
2- Características dos ouvintes 
3- Estudos sobre as satisfações

Lazarsfeld relaciona também três efeitos relativo à dinâmica de formação de opiniões:
*Efeito de ativação: transforma tendências latentes em opiniões efetivas
*Efeito de reforço: preserva decisões tomadas
*Efeito de conversão: mais limitado porque os mais informados são menos flexíveis e os mais indecisos, são menos informados pela mídia.

VEJA video mega explicativo! 

By: ThalytaMartins

quarta-feira, 13 de outubro de 2010 Posted in | | 0 Comments »

One Responses to "Teoria dos efeitos limitados"

Write a comment