Bom, esse tema é bem difícil, só tirando por hoje na aula ... foi bem pesado e ainda por cima bate aquele sono né ?! Teorias, teorias e mais teorias. A Adriana ainda vai dá outra explicada mais aprofundada no assunto na próxima aula, mas vou falar aqui sobre o que entendi.
A ESCOLA DE FRANKFURT
A escola é chamada assim por seu conjunto de pensadores e cientistas sociais alemães formados, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Erich Fromm e Herbert Marcuse. A escola de Frankfurt também conhecida como a Escola Crítica propõe uma teoria crítica, as teorias da existência, defendia o estado liberal. Trabalha a questão sociológica e psicológica levando em conta a psicanálise de Freud, sociologia antiposotivista, filosofia existencialista.
Os frankfurtianos tratavam de diversos assuntos, do destino do ser humano até a música. Preocupados com o desenvolvimento do capitalismo no século XX eles recriaram suas idéias.
Dialética do Iluminismo e indústria cultural
Indústria cultural foi conceituada por Horkheimer e Adorno. A idéia de que todos podemos ser livres com uma sociedade justa, igualitária e realização individual para todos. Os membros da Escola analisam a produção e a função da cultura no capitalismo. A indústria cultural é definida pela conversão da cultura em mercadoria.
Esfera Pública
Os assuntos públicos são discutidos pelos atores públicos e privados desenvolvido na formação da opinião pública, ou seja, sujeitos em princípios livres se reúnem para discutir e deliberar sobre seus interesses comuns, permitindo que a burguesia desenvolva uma consciência crítica em relação às autoridades tradicionais e também da Igreja.
Adorno e Horkheimer |
Espero ter conseguido dá uma boa recaptulada na aula de hoje, não percam a próxima onde o assunto estará mais aprofundado.
By: Kévila Cardoso
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Posted in | |
0 Comments »
One Responses to "TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: conceitos, escolas e tendências"